A genialidade de Tim Burton em apenas 6 minutos!

Creio que todos vocês conhecem Tim Burton. Não? Vou dar uma dica. Ele ficou conhecido depois do sucesso de “Edward Mãos de Tesoura (1990)”. Ainda não mataram? Também dirigiu o gigante de bilheteria recentemente lançado, “Alice no País das Maravilhas (2010)”.  Agora sabem não é? Mesmo que não conheçam esse, que é um dos maiores cineastas da atualidade, com certeza já viram pelo menos uma de suas obras. Nos últimos anos Burton vem lançando grandes produções de altíssimos orçamentos, como a refilmagem do sensacional “A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)”, e a já mencionada adaptação do livro de Lewis Carroll.

Quem o conhece, sabe que uma de suas paixões é trabalhar com a técnica de stop motion, e certamente já assistiu a, “O Estranho Mundo de Jack (1993)” e “A Noiva Cadáver (2005)”. Porém, pouquíssimos conhecem “Vincent”, primeiro trabalho de Tim em stop motion, no qual ele descarrega toda a sua essência, como geralmente fazem os diretores em início de carreira.

“Vincent” se trata de um curta metragem feito em 1982, que narra a história de Vincent Malloy, garoto de sete anos de idade, que sonha em ser o grande astro de filmes de terror de décadas passadas, Vincent Price. Os mais antenados conseguiram perceber que o filme é uma rica e belíssima homenagem a Price, e um retrato da infância do próprio Tim Burton, que quando criança, fascinado por histórias de terror, se deleitava nos contos fantásticos de Edgar Allan Poe.


Portanto, fã e admirador do ator que ganhou fama ao protagonizar filmes como, “Museu de Cera (1953)” e “O Corvo (1963)”, e que foi grande influenciador de sua carreira, Burton não podia deixá-lo de fora de sua produção e o convidou para dar voz a narração do curta. O roteiro, que em forma de poema ganha uma  linda sonoridade na voz de Vincent Price, foi escrito pelo diretor.

Não é por ser de curto tamanho que “Vincent” fica atrás de outras produções do seu criador. Eu o considero um de seus mais magníficos trabalhos (que poderia até ser transformado em longa), pois consegue transmitir com perfeição o que rodeia a obscura e fantasiosa mente de Tim Burton. Um filme realmente fantástico.

Infelizmente, nos últimos anos, não podemos ver Tim em sua máxima criatividade e entrega à arte, jogando tudo que há dentro dele para a película e em seguida para o nosso deslumbramento. Queremos mais do verdadeiro Tim Burton. Aquele que sensibilizou o mundo dirigindo Johnny Depp como o menino das mãos de tesoura (filme que recebeu a última atuação do querido Price). Então nos resta esperar para ver quando Burton nos surpreenderá novamente.

Abaixo vocês poderão assistir “Vincent”. Comentem suas opiniões.

________________________________

Lincoln Ferdinand

14 respostas para A genialidade de Tim Burton em apenas 6 minutos!

  1. Igordx disse:

    Muito massa stop motion… fiquei curioso!!! Vou assitir!

  2. ezequiel disse:

    burton é o cara mesmo. apesar de nao conhecer seu trabalho a fundo, sou fa do que conheco a respeito.
    esse curta é muito bom e concordo com a bem cabida opiniao que desejou transforma-lo em longa. o que me deixa apreensivo é a uniao burton “+” disney que na verdade vêm a subtrair; e subtrair de burton é claro -prova disso foi “alice no país das maravilhas”. parabens pelo blog mais uma vez, abracao.

  3. Alex disse:

    Eu também não sou uma exímia conhecedora de sua obra, ainda não tive a aportunidade de assistir “Alice” e confesso que não se encaixa comouma de minhas prioridades no momento, eu gostei muito de “Sweeney Todd” que é um filme que remete perfeitamente seu diretor. A dica do curta questionado é válida e nada como os primórdios de uma carreira de sucesso atual.

  4. gustavo amaro disse:

    tem que estar drogado pra criar algo do tipo… hauahuahu

    mto bom…

  5. Adorei, espero em breve ter mais desses!!

  6. Jitana disse:

    O curta é realmente incrível!! Já tinha assistido, assisti novamente e fiquei impressionada de novo! Show de Bola! E a vocês do blog, parabéns pelos textos cada vez melhores!!

  7. Emmanuela disse:

    Lincoln, quem postou com nome de Alex fui eu, Emmanuela, não sei o que ouve, meu noivo estava logado e não percebi !! hehehe

  8. cinemafiablog disse:

    Muito obrigado por sua colaboração Hudson.
    Continue sempre nos ajudando.

    Abraço.

  9. Filipe disse:

    Os textos estão excelentes, pessoal. Continuem assim.
    E quanto à animação, muito boa mesmo. Vincent é bem legal e impressiona mesmo.

  10. Natalia Xavier disse:

    Concordo contigo! Espero o verdadeiro Tim Burton voltar!

    Vincent é belíssimo,faz-me lembrar os demais personagens que ele criou em seus contos, tão bizarros que só poderia sair de uma mente fantástica como de Burton.

    Ótimo post!

    Abs!

  11. Mithally disse:

    Amo Tim Burton desde o Edward *—*
    e adoro todos os trabalhos dele com o Johnny Depp ♥
    ainda naum tinha visto o Vincent e me apaixonei por ele tbm *-*

    Amei o Post!

    bso

  12. ACN disse:

    Adoro esse curta! Não sou fã de curtas, mas esse realmente é fantastico (como seu diretor)!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: