O Segredo dos Seus Olhos (2009)

 

“Os olhos… falam”. Foi o que disse Benjamín Espósito (Ricardo Darín) quando se lembrou de uma investigação do passado. Ele descobrira, através de olhares impressos em fotografias, a identidade do homem que estuprou e matou Liliana Coloto (Carla Quevedo). Esse também é um princípio básico do cinema. Na sétima arte, os olhos podem falar tudo.

“O segredo dos seus olhos” é um filme argentino, ganhador do Oscar de melhor filme de língua estrangeira em 2010 e dirigido por Juan José Campanella. Conta a história de Espósito, funcionário aposentado do Tribunal Penal, que começa a escrever um romance baseado na investigação irresoluta do crime de Liliana Coloto, na qual trabalhou 25 anos antes. Simultaneamente, relata seu affair com a advogada Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil) naquele período. Acompanhamos o desenrolar da trama mediante a exposição alternada dos acontecimentos passados e atuais.

O filme apresenta uma observação interessante, feita por Sandoval (Guillermo Francella), amigo e colega de trabalho de Espósito, que em posse das cartas do suspeito do crime, chegou à seguinte conclusão: “As pessoas podem mudar tudo: de cara, de casa, de família, namorada, religião, de Deus… Mas tem uma coisa que não podem mudar, Benjamín. Não se pode trocar de paixão”. A paixão aqui referida não é a obsessão inflamada dos amantes, mas o objeto de afeição intensa para o qual cada indivíduo se inclina. As cartas indicavam uma paixão do assassino, e era por meio dela que Sandoval e Espósito o encontrariam.

Temos como destaque a direção de fotografia, que, além do conjunto da obra, elaborou um plano seqüência fantástico de 5 minutos. Ele começa com imagens aéreas de um estádio de futebol, percorre a arquibancada, o interior do estádio e termina com a captura do assassino no gramado, tudo isso com cortes imperceptíveis. Outro trecho ótimo do filme é a cena em que Irene trava um duelo psicológico vertiginoso com o assassino e usa a infalível arma feminina do deboche para lhe arrancar a confissão.

Entre a perseguição policial e as reminiscências do amor não consumado de Espósito, o filme lança um questionamento principal: O que pode ser pior, a morte ou uma vida cheia de nada? A resposta você confere em um desfecho absolutamente inesperado.

________________________________

Marcelo Cardins

4 respostas para O Segredo dos Seus Olhos (2009)

  1. Igordx disse:

    vai fica aqui na lista pra baixar.. xD

  2. Filipe Ferraz disse:

    Um filme espetacular! Um dos melhores do ano de 2009!

    O plano sequencia no estádio e seu final são memoráveis!

  3. Jitana Cardins disse:

    Vontaaaade de assistir!!

  4. Daqueles filmes tão excelentes que, terminasse a qualquer momento de sua meia-hora final, seria uma grande obra. Mas ele vai além, e realmente apresenta um final reflexivo, implacável e poderoso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: