5x Favela – Agora por Nós Mesmos (2010)

Já temos inúmeras obras cinematográficas abordando a favela, o tráfico e a violência proveniente de seu meio. Algumas delas, bastante premiadas e conhecidas mundialmente. Porém, muitos já estão cansados de ver a mesma coisa, sendo tratada da mesma maneira sempre, e fazem cara feia quando ouvem falar que mais um filme sobre a realidade do Brasil vai ser lançado. Logo imaginam que vão passar duas horas ouvindo palavrões desenfreados e vendo tiros, sangue e corpos espalhados no meio de uma favela onde a briga entre bandidos e policiais é eterna.

“5x Favela – Agora por Nós Mesmos” (2010), veio para oferecer um novo olhar sobre a favela e seus moradores, e consegue, descontraidamente, explorar e mostrar algo diferente de qualquer outro trabalho já produzido no cinema. O projeto, coordenado pelo cineasta Cacá Diegues, reúne sete diretores brasileiros (entre eles Luciano Vidigal e Luciana Bezerra) que saíram de comunidades, para narrar histórias acontecidas em favelas, através de uma ótica que ainda não vimos. Ninguém melhor para falar de favela do que seus próprios moradores.

É neste ambiente e sob esta perspectiva, que acompanhamos cinco episódios que misturam drama e comédia, em quase 1 hora e 40 minutos de filme, fazendo qualquer um se deslumbrar com ótimos personagens e situações divertidas e comoventes. Exibido em Cannes, e sendo o grande vencedor do festival de Paulínia, a produção é uma grande surpresa para aqueles que não esperavam que a temática pudesse ser transmitida de uma maneira tão rica e agradável.

“5x Favela” é a prova cabal de que é possível viver em uma favela, presenciando bem de perto o mundo do tráfico e a violência, ser rodeado de todas as circunstancias necessárias para deixar de lado qualquer principio ético e moral, sem perder a dignidade e honestidade. Foram pessoas como essas que estiveram por trás desse trabalho. Pessoas que, vivendo em um ambiente difícil, se esforçaram para ter uma vida digna e honesta, e hoje podem ver os frutos dos seus esforços nesse longa-metragem que nos é presenteado. Mais uma ótima produção nacional.

________________________________

Lincoln Ferdinand

4 respostas para 5x Favela – Agora por Nós Mesmos (2010)

  1. Apesar de ‘favela’ ser um tema que ecoa em filmes aqui no Brasil, acho que, pelo menos nas grandes produções, conseguem mostrar os mesmos problemas de um mesmo lugar de modo que não caem no clichê, embora dificilmente me despertem curiosidade. Mas está aí um filme que, não sei se pela diferente perspectiva de favela mostrada ou pelo texto muito bem escrito que o elogiou, me deu vontade de assistí-lo; mas ainda acho que o mérito é do texto.

    abração e parabéns.

  2. Natalia Xavier disse:

    É, eu to meio cansada desses temas geralmente nao tenho mta paciencia pra assistir, mas vou considerar o caso pra esse filme… rs

  3. Jitana Cardins disse:

    O filme é ótimo sim e digno de indicação!
    E o texto então nem se fala né!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: