Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial (2007)

___________________________________________________________________________________________

Olá pessoal. Tudo bem com vocês? Pois é, o Cinemafia está voltando agora com carga total e já tivemos duas ótimas críticas aqui. Chegou a minha vez. Como vocês sabem, nossa equipe aumentou e dividimos os dias por pessoa. Agora teremos mais textos, e mais pontos de vista. Hoje é minha vez de escrever (lembrando que eu divido a sexta-feira com Marcelo). Bom, vou falar de um filme indiano que está sendo muito utilizado nas escolas por aí, no treinamento de professores.

Dislexia? Você sabe o que significa esta palavra? Muitos podem até saber, mas pensam consigo mesmo, “eu nunca conheci nenhum disléxico”; talvez você esteja enganado. A maioria de nós tem contato cotidianamente com pessoas que sofrem de dislexia. E estas pessoas, infelizmente, às vezes passam por burras e sofrem na escola porque não caminham no mesmo ritmo que os demais. Mas o que é dislexia? Sabe aquele menino que tinha dificuldade para ler, escrevia muito mal e tirava notas baixíssimas quando você fazia a terceira série? Então. Muito provavelmente ele sofria de dislexia. Ela se caracteriza por essa dificuldade com palavras e com a escrita. Enfim, os disléxicos não se dão bem com as letras, e este é um problema muito comum que deve ser percebido quando criança, para que isso não se torne um gigante lá na frente.

Mas não é sobre a dislexia que eu vim falar. Em 2007 foi lançado pela indústria de Bollywood, um filme que se preocupa realmente em alertar às pessoas acerca desse problema. “Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” vem para mostrar que isso está bem perto de nós e que pode ser tratado, por isso, a importância  de termos educadores preparados para esse tipo de situação. Uma criança que sofre de dislexia é igual a qualquer outra, só precisa de uma atenção especial para poder entender o que ela tem e saber lidar com isso.

Taare Zameen Par (título original do filme) mostra a história de Ishaan Awasthi, um menino de aproximadamente nove anos de idade, que sofre bastante em casa e no ambiente escolar, por “não ter disciplina nos estudos e não se importar com a escola”, quando na verdade ele tem dislexia. Seus pais, não tendo conhecimento disso, brigam com ele e querem que ele seja um bom aluno. Os professores não estão nem aí e querem a todo custo que o garoto seja aplicado nas aulas, mas não lhe proporcionam o aprendizado que uma criança disléxica deve ter. Seu pai então tem a “brilhante” ideia de colocá-lo em um internato, só assim ele daria mais valor aos estudos e aprenderia algo. Porém, as coisas só pioram e Ishaan passa a ser uma criança triste todos os momentos.

Tudo muda quando um novo professor de artes (Professor Nikumbh) vem ensinar na escola, e percebe o problema do garoto, e passa a trabalhar em cima disso, tentando conscientizar os pais e os professores de que isto existe e que deve ser acompanhado.

O longa foi dirigido por Aamir Khan, que também atua no papel do Professor Nikumbh, e vem sensibilizando muita gente ao redor do mundo por se tratar de um assunto frequente em nossas vidas, mas que não é debatido como deveria. Diferentemente da maioria dos filmes indianos, Taare Zameen Par, não traz homens e mulheres dançando aleatoriamente no decorrer do filme, mas sua trilha sonora é a alma da produção. Longas cenas musicais aparecem durante a trama e são de extrema importância para a mensagem que o filme quer passar, porque elas transmitem, junto com as imagens, o valor moral que Taare Zameen Par veio jogar em cima de nós.

Notamos também (não dificilmente) que alguns personagens são muito caricatos, mas isso não deixa o filme menos real (longe disso), apenas pretende exagerar o tanto que Ishaan sofre por não ser compreendido. No mais, não é um filme espetacular na técnica, porém, carrega uma bela história e sabe contá-la de modo que consegue penetrar no íntimo das pessoas. Um trabalho simples, correto e que alcançou seu objetivo.

“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” deve ser visto, e é capaz de fazer chorar até o mais durão dos marmanjos. Não seria surpresa que aparecesse uma versão americana de Taare Zameen Par. Afinal de contas, eles precisam fazer um filme no seu idioma, toda vez que se interessam por uma produção estrangeira. Vai entender.

________________________________

Lincoln Ferdinand

9 respostas para Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial (2007)

  1. Jitana Cardins disse:

    Esse filme é muuito emocionante! Com certeza vale a pena assistir!
    Muuuito bom o texto!!
    Bom vê-los de volta por aqui!!
    =**

  2. Renata Nóbrega disse:

    Fiquei curiosa pra ver!

  3. Michelly Brasil disse:

    Sou formada em Educação Física e agora faço Especialização em Educação Especial Inclusiva. Nos tempos de faculdade vimos muitos filmes interessantes, mas esse aqui certamente é “especial”. Posso garantir-lhes que toda a turma se emocionou, tanto homens como mulheres. Parabéns. Espetacular.

  4. Parece-me um assunto interessante para ser abordado pelo Cinema. Do que sei, não conheço outro filme com essa temática, e só sei desse por causa desse texto. Vou procurar assistir.

  5. adriana disse:

    mesmo o filme sendo muito triste no começo ele tem um final lindo adorei .

  6. Vagner Silva disse:

    Das idéias mais simples, surgem as ações transformadas em invenções e criações mais extraordinárias!

  7. Amei o filme acredito que todas famílias e professores deveriam assistir.

  8. Jóia disse:

    Olá, Já assisti o filme e adorei . Gostaria de saber como faço para obter o nome das musicas, que são lindas.

  9. brunafsou disse:

    Republicou isso em Vida Minha Vida Nossae comentado:
    Amei o post.. Eu havia assistido o filme e adorei, indico a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: