Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

__________________________________________________________________________________________

Nossa, sabe quanto tempo tem que eu não vejo um filme que me faz pensar que eu nunca vi nada parecido? Eu também não sabia, até ontem, quando assisti a um que já virou favorito e já levou nota 10.

“Scott Pilgrim Contra o Mundo” é maravilhoso!

Como grande fã de toda a arte e cultura pop, é mais do que esperado que eu vá me apaixonar por um filme desse tipo… Ignorem o título, não é só um filminho adolescente que encontramos aqui. Ai, é melhor eu situá-los um pouquinho na história do longa antes de qualquer coisa:

Pilgrim é o nosso anti-herói: tem uma banda de rock desconhecida, é bem preguiçoso/vagabundo, e vive na fossa há mais de um ano por conta de uma ex-namorada. Tudo muda quando ele conhece Ramona, uma simples entregadora de encomendas. Acontece que, para ficar com sua amada, Scott deve derrotar todos os seus 7 ex-namorados do mal.

A cada ex derrotado, a impressão que temos é de que nosso protagonista está evoluindo de fase, como em um vídeo game. Uma ótima brincadeira com as fases da vida e as fases do jogo. Um ponto pro filme.

Nosso diretor aqui é Edgar Wright, que coloca nas telas do cinema todos os gráficos e movimentos típicos dos games. É algo inovador, lindo e apaixonante. Mais um ponto.

A edição do filme merece mais elogios. O uso de legendas, onomatopéias e imagens em 8-bit é fantástico! E eu dou mais um pontinho. E acrescento mais um pela edição rapidíssima, que parece fazer o filme explodir.

Seria injusto não dar mais um ponto pelo bololô que o diretor cria em diversas cenas, onde não sabemos ao certo o que é sonho e o que é real, mas que cria uma atmosfera perfeita para o desenvolver da história.

E o elenco? Michael Cera é Michael Cera e virou símbolo da cultura jovem atual, nerd e pop. Só que ele não merece ponto nenhum. Se eu tiver que falar mal de alguma coisa desse filme, será da sua atuação. Ele continua sendo aquele mesmo menininho de “Juno”, só que o personagem aqui era outro. Não faz mal, Mary Elizabeth Winstead, que interpreta Ramona, compensa tudo isso. E leva um ponto sozinha. O resto do elenco leva mais um.

O longa fala também sobre homossexualidade, pois Scott mora com um “descolado” amigo gay e Ramona já experimentou os dois lados. Só que, no filme, ser gay é igualzinho ser hétero, não existem dilemas ou discussões filosóficas sobre o que é certo ou errado. E, pra mim, isso sim é não ser homofóbico. Mais mil pontos por isso, mas vou somar só mais um.

Se Scott está contra o mundo, a história continua sendo muito bem humorada, talvez até simplista, mas, ainda assim, é tudo uma metáfora para os problemas que todos nós já enfrentamos na vida. E falar sobre dilemas sem virar um dramalhão merece mais um ponto.

E o conjunto da obra leva o último ponto.

Agora vamos somar? Pois é, não poderia dar diferente, “Scott Pilgrim Conta o Mundo” leva nota 10 e já virou filme favorito, daqueles que você assiste dez vezes e não cansa. Corram para ver!

________________________________

Renata Nóbrega

 

7 respostas para Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

  1. Igordx disse:

    ja assisti..
    eh legalzinho!

  2. Gabriel Neves disse:

    Poxa, estou doido para assistir esse filme, andam me falando muitíssimo bem dele. Parece algo imperdível, hehe. E acho desnecessário falar que teu texto só aumentou minha vontade de conferir.
    Abraços.

  3. Assista sim, vc vai curtir, garanto!

  4. André disse:

    Um dos filmes mais imbecis da história da humanidade.

  5. Rafael Faria disse:

    Gosto muito de filmes, mas esse eu não consegui ver todo. Nos 40 min de filme desisti.
    Tá, é cult e blablablabla, mas não me chamou a atenção. Se for pra ser cult, prefiro muito mais The Social Network

  6. Roberto disse:

    LoZ Zin ‘0’

  7. Rafael:
    Não considero esse filme cult. No máximo, um filme bem nerd. E não é para agradar a todos, aliás, que filme é?

Deixe uma resposta

