Lunar (2009)

Para quem não sabe, ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’ é meu filme predileto de todos os tempos, mas ficção científica é um dos gêneros que eu menos gosto. Estranho, né? Nem tanto, na verdade, acho que é justamente porque poucos longas desse tipo são realmente bons.

Aí surge um ‘Lunar’ (‘Moon’) que me encanta horrores.

Não posso contar muito sobre a história ou iria estragá-la, mas é passada em um futuro próximo, onde uma empresa, chamada Lunar, consegue criar um novo tipo de energia. A lógica é ótima – ao longo de milhões de anos a Lua foi acumulando energia solar em sua superfície, a companhia é responsável por tirar rochas lunares e levá-las para a Terra.

Para que isso seja possível, existe um funcionário que fica três anos sozinho em um base, na própria Lua. Depois desse período, ele pode voltar para casa. Esse é o nosso protagonista: Sam Bell.

Sua única companhia é uma espécie de robô com inteligência artificial, Gerty (cuja voz é do ótimo Kevin Spacey). Lembrou do Hal 9000? Pois é, eu também.

Gerty ainda conta com  uma sacada fantástica: ele possui uma pequena tela que exibe emoticons de acordo com o que ele está sentindo. É isso mesmo que você está pensando, aquele smile mais barato possível.

De resto, tenho que me calar. O filme é quase um suspense e vai te contando as coisas devagarinho. Quando você acha que entendeu  tudo percebe que ainda tem mais para vir.

Por fim, me resta apenas uma reclamação: eu odeio quando a edição tem aquela troca de cena em que há uma tela preta entre uma situação e outra. Infelizmente não sei o nome, o que torna difícil explicar… A questão é que isso me remete a filmes feitos para televisão, sabem? Como se ali fossem entrar os comerciais. Em ‘Lunar’ isso acontece uma ou duas vezes e eu me senti vendo ‘Sessão da Tarde’.

No mais, boas atuações, ótima trilha sonora, bela diversão!

________________________________

Renata Nóbrega

5 respostas para Lunar (2009)

  1. Ciro disse:

    Também gostei desse filme.

  2. lucas machado disse:

    eu tenho esse filme em dvd e nunca reparei nas telas pretas.
    realmente um ótimo filme, recomendo a todos.

  3. .MinduiM. disse:

    Não seria “2001 Uma Odisséia no Espaço”, amigo?
    A sequência é “2010 o ano em que faremos contato”

  4. Renata Nóbrega disse:

    Ah, foi só um simples erro de digitação! E é amiga!
    Mas obrigada mesmo assim ^^

  5. .MinduiM. disse:

    uaHUAHA desculpe Renata =]
    Enfim, vou ver o filme que sugeriu.

Deixe uma resposta

