Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (2005)

A descoberta das sensações provocadas por um amor irresponsável pode ser transformadora, ainda que essa descoberta só aconteça depois dos setenta anos. “Elsa & Fred – Um Amor de Paixão” endossa aquele velho brocardo de que o amor não tem idade.

Fred (Manuel Alexandre) tinha o perfil tradicional de uma pessoa idosa: era pacato, um pouco ranzinza, cheio de manias. Recentemente viúvo, passava o dia triste e sozinho, na companhia de um cachorro. Como todo bom hipocondríaco, era menos doente do que imaginava e vivia com medo da morte.

Elsa (China Zorrilla) era a antítese de Fred, uma senhora moderna, espirituosa, que não tinha se cansado da busca por grandes emoções. Mentia com freqüência, de modo que era difícil atestar a veracidade de qualquer afirmação que fizesse. Sofria de uma doença terminal, mas se tratava às escondidas e não falava sobre o assunto.

Elsa conhece Fred numa situação desagradável e, a partir daí, inicia uma obstinada batalha para conquistar seu coração. Aos poucos, Fred vai baixando a guarda, e começa a sentir, no avançado estágio de vida em que se encontra, o friozinho na barriga de um adolescente aventureiro.

O filme argentino/espanhol é um deleite, leve, engraçado, sustentado pela ótima atuação de Manuel Alexandre e, sobretudo, de China Zorrilla. Elsa é uma personagem tão cínica e inconseqüente que chega a ser um exemplo. Se conseguíssemos conservar a ousadia da adolescência ao longo dos anos, dificilmente seríamos vítimas do tédio.

Enquanto existir disposição, há a possibilidade de aprendizado. Fred aprende com Elza, em plena velhice, a conduzir a vida com bom humor e leveza. E o final nos reserva uma cena imperdível que ilustra bem esse estado de espírito.

________________________________

Marcelo Cardins

Uma resposta para Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (2005)

  1. Rodolpho disse:

    Bom. Pra variar é argentino (mesmo que meio). Que país pra fazer filme bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: