1 Por Todos – Um Lugar Qualquer (2010)

__________________________________________________________________________________________

Mais uma vez o 1 Por Todos traz para vocês um filme recentemente lançado, e dessa vez se trata de alguém que desde cedo esteve envolvida de alguma forma com o mundo cinematográfico. Estamos falando de Sofia Copppola. O que? Não conhece? Tá, vamos ver. Ela é a filhinha querida do grande Francis Ford Coppola. Esse não precisa dizer quem é né?

A jovem diretora já se mete na roteirização e direção de filmes há pouco mais de uma década. Não dá pra dizer que ela é iniciante, principalmente pelo pai que tem. O último filme dela, “Um Lugar Qualquer”, mostra de maneira bem direta como é a vida de um grande astro de cinema, que pode tudo e tem tudo. Com certeza um cara como esse não pode deixar de ser feliz. Mas será que é dessa forma mesmo? Vamos ver o que a nossa turma de mafiosos tem a comentar sobre o filme da filha do poderoso chefão.

Lincoln Ferdinand – Nota: 7,0

O que esperar de um filme que vem da cabeça da filha do gênio que criou a mais famosa e bem sucedida história de máfia do cinema? Sofia Coppola, ainda jovem, dirige seu quarto filme, já tendo até levado o careca de melhor roteiro original pra casa por seu trabalho em “Encontros e Desencontros”. Digamos que ela esteja continuando os passos do pai de maneira louvável, e “Um Lugar Qualquer” apesar de corriqueiro e comum, é um filme muito bonito. Tenta e consegue ser correto na técnica e leve na transmissão de ideias. Sofia Coppola com certeza se encontrou por trás das câmeras depois que descobriu que atuar não era sua praia. Destaque maior do filme para a pequena Elle Fanning que encanta a todos com sua naturalidade em cena. Essa promete.

Marcelo Cardins – Nota: 7,0

Dá pra um Astro de Hollywood, rico e famoso, que possui uma Ferrari preta e pega as mulheres que tem vontade, considerar a vida chata? Parece que dá. Vocês homens devem concordar que um cara que cochila em uma apresentação privada de pole dance coreografado, executada por gêmeas loiras gostosinhas, está com sérios problemas. Os problemas de Johnny eram o tédio e a solidão. Sexo não é o bastante, todos querem dar e receber amor, e eu tenho a impressão de que copiei essas duas frases de alguma música sertaneja. “Um lugar qualquer” mostra que figurões como Brad Pitt, George Clooney e Tom Cruise também podem achar a própria rotina um saco. “I can’t get no satisfaction”.

Ezequiel Fernandes – Nota: 7,5

Um lugar qualquer é um bom filme. Um bom filme qualquer, porém. Apesar de conseguir fazer com que gêmeas loiras fazendo pole dancing pareçam uma coisa qualquer, não consegui penetrar no drama de Johnny Marco. Mas o filme tem ótimos momentos e uma boa proposta: faz uma boa crítica às máscaras hollywoodianas e ao vazio de ter tudo e não ter nada. A cena que mostra tirando molde da cabeça de Johnny é hilária – Sofia soube insistir nos momentos que mereciam ser saboreados. Até agora, praticamente, só elogiei. A obra tem seus méritos, mas não me deixou satisfeito. Eu não esperava tanto romantismo. Abandonar uma Ferrari na estrada foi meio clichê.

Renata Nóbrega – Nota: 9,0

Como em todo filme da Sophia Coppola, tudo é delicado, mas denso, curioso e que dá vontade de ficar ali, assistindo mesmo sem ter propriamente “ação” nenhuma acontecendo. O protagonista entediado, sem noção, oco e ao mesmo tempo tão complexo dá o tom do filme – humano, e por isso mesmo, contraditório.

É isso aí pessoal. Continuamos esperando sugestões de filmes bacanas que vocês queiram ver aqui comentados por nossa equipe. Semana que vem teremos uma novidade agradável (acho que seja) aqui. Esperem pra ver. Se quiserem nos seguir no twitter, cliquem nos nossos nomes aí no texto. Valeu.

________________________________

Equipe Cinemafia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: