O crítico de cinema por trás das câmeras

________________________________________________________________________________________

Como já falei em outro texto, gostar de cinema não é o mesmo que gostar de ver filmes. Aquele que gosta de cinema quer ir mais além e compreender cada passo existente na produção de uma obra cinematográfica. Quer entender cada elemento que contribui para a beleza transmitida por aquelas imagens que encanta crianças e adultos. Este, o amante do cinema, é aquele que quer fazer algo além de ver filmes, e na maioria das vezes se torna, roteirista, diretor, ator, entre outros que querem trabalhar naquilo que lhe dá mais prazer. No meio desses, se encontra também o crítico de cinema.

O crítico de cinema tem um papel importantíssimo no mundo da sétima arte. Ele é um grande estudioso do cinema e está pronto para liberar seu posicionamento sobre qualquer produção, seja este positivo ou negativo. É uma figura bastante temida pelos cineastas que entregam seus filmes quentinhos para serem destrinchados pela crítica que irá influenciar sobremaneira o interesse do público em assistir tal trabalho.

Mas, uma coisa que muita gente talvez não tenha pensado é, porque o crítico, com tanto conhecimento e teoria acumulados, não se atreve a fazer cinema. Será que o filme de um crítico não ia ser perfeito? Se o cara sabe onde está todo erro de qualquer produção que ele examina, então certamente um filme de sua autoria deva ser impecável não acham? E outra coisa que acredito profundamente é que todo crítico de cinema sempre sonhou em ser cineasta e colocar em prática todo aquele conhecimento sobre a sétima arte que ele adquiriu com anos de leitura e apreciação de filmes e mais filmes. Então será que aquela conversa de, “eu sei na teoria, na prática não”, se aplica ao mundo do cinema?

Com certeza vários fatores existem que não levam o crítico de cinema a querer se aventurar por trás das câmeras, mas um que acho bem evidente, é o de que a partir daquele momento ele estará no outro lado do jogo e será alvo de críticas também. Então, provavelmente ele se abstém dessa tarefa por medo ou simplesmente por não se achar competente para executar aquilo que domina tão bem no campo teórico. Mas isso pode ser apenas uma viagem da minha cabeça. Não sou crítico e muito menos cineasta.

Agora partindo para o que eu quero mostrar, se você é um leitor desse blog, deve conhecer ou já ter ouvido falar de Pablo Villaça. Ele é considerado por muitos o maior crítico de cinema do Brasil na atualidade. Não podendo ser diferente, é o meu preferido e, pela leitura de suas críticas, com quem aprendo muito.

Ele foi um dos poucos integrantes da crítica cinematográfica que resolveu concretizar aquilo que há anos vem guardando em seus textos, e roteirizou e dirigiu seu primeiro curta metragem: “A_ética”. Não vou me atrever na análise do filme (quem sou eu pra isso?), quero apenas que vocês possam conhecer um trabalho muito bem feito e corretíssimo produzido por um dos grandes nomes da crítica nacional e internacional.

O filme está no youtube divido em duas partes. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Então pessoal, o que acharam? Será que o cara vai dar continuidade nessa carreira? Vamos esperar pra ver. Você poderá ler as críticas de Pablo Villaça no site Cinema em Cena e segui-lo no twitter clicando aqui.

________________________________

Lincoln Ferdinand

3 respostas para O crítico de cinema por trás das câmeras

  1. Andre Alves disse:

    Olá, bem inspirador o seu artigo. De fato, o Vilaça é o melhor critico de cinema brasileiro, ainda que de vez em quando discorde um pouco de suas críticas.

  2. Surprise Link disse:

    Parabéns pelo post

    Conheça o novo agregador de links http://www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog.

    Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
    Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo…

  3. Osias Machado disse:

    O melhor crítico de cinema é Octavio Caruso do cinema.com.br. E falo isso com vivência de quem já viu o apogeu desta arte no Brasil, com Rubens Ewald Filho no início da década de 80. Até ler os textos deste jovem talento, todos os outros eram “mais do mesmo”. E ele também é cineasta, ator, diretor… genial!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: