Hermeto Pascoal – Ato de Criação (2008)

_______________________________________________________________________________________

Mais do que indicar uma obra cinematográfica, esse texto tem a intenção de levar ao conhecimento de todos vocês, leitores do Cinemafia, a incrível pessoa que o filme trata, pois muitos não conhecem um dos maiores gênios da música do nosso país, Hermeto Pascoal. Nascido em Alagoas, Hermeto desde criança se encanta com os sons da natureza e é famoso por conseguir fazer música de qualquer objeto que ele tem pela frente.

Hoje o barbubo albino (não, não é o Sivuca gente) domina mais de dez instrumentos, entre eles piano, sanfona e escaleta. Sabendo desse fantástico talento, o diretor Mário Carneiro convidou Hermeto Pascoal para compor a trilha sonora do seu documentário “Eu Vi o Mundo… Ele Começava no Recife” sobre o pintor Cícero Dias. Mas esse ainda não é o filme em questão. Calma que chegarei nele.

Felizmente, Marília Alvim (que, além de produtora, já era ex esposa de Mário Carneiro na época da produção do filme) cuidou para que houvesse uma câmera registrando os dois dias em que o grande Hermeto colocou pra fora toda a sua genialidade e descontração e criou as músicas do documentário, o que resultou no filme “Hermeto Pascoal – Ato de Criação”. Este sim é o que vim indicar.

Apesar de ter sido gravado em 2002, “Hermeto Pascoal – Ato de Criação” só foi realmente editado e lançado em 2008, após a morte de Mário Carneiro, o que me leva a crer que nenhuma intenção havia de se levar um documentário a cabo. Em razão disso, temos um documentário simples, sem nenhuma pretensão maior, mas que se torna grande por revelar a grandeza de uma pessoa. É espetacular ver toda a liberdade que lhe é concedida sendo totalmente aproveitada por sua mente brilhante.

O cara ia assistindo o filme ao passo em que ia tocando algum instrumento e criando uma melodia que captasse totalmente a essência das imagens, tudo isso sem perder o humor (ele é um exímio brincalhão). A frase que mais ouvimos de sua boca é: deixa comigo. E não precisa de muito para perceber que Mário confiou cegamente no maestro e gostou muito do trabalho.

O filme é curto e está divido em oito partes no youtube, postarei aqui apenas a primeira e quem quiser ver o filme completo poderá encontra-lo facilmente. Valeu.

________________________________

Lincoln Ferdinand

2 respostas para Hermeto Pascoal – Ato de Criação (2008)

  1. Jitana Cardins disse:

    É incrível mesmo ver o trabalho desse homem! É encantador!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: